
Debates APCEF/RS da próxima terça, 19, abordarão perigos da megamineração. Assista!
Na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, às...
Entre em contato 51 3268-1611
Um programa que conta com doações de empregadas e empregados da Caixa foi um dos responsáveis por uma boa notícia vinda de Belágua, no Maranhão: a cidade recebeu, recentemente, um selo Unicef por assegurar os direitos de crianças e adolescentes. O Movimento Solidário, promovido pela Fenae e pelas Apcefs, foi um dos importantes atores que trabalham para que o município maranhense continue melhorando seus índices de qualidade de vida e mudando a vida de centenas de famílias.
Belágua vem conquistando avanços importantes na saúde, educação e assistência social. Desde 2000, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) está subindo consideravelmente. Saiu de muito baixo (0,320), em 2000 para baixo (0,512) em 2010. O IDH de Educação passou de 0,141 em 2000 a 0,455 em 2010.
Para Naiara Machado da Silva, diretora de Cultura da APCEF e diretora da Fenae na Região Sul, os projetos do Movimento Solidário fomentam prioritariamente a busca de autonomia e soberania alimentar nas comunidades. “O que reflete diretamente em melhores condições de vida à população. E o selo obtido demonstra essa importante evolução. A APCEF/RS agradece muito a todas e todos que doaram e seguem doando e investindo nesse processo de construção em prol do bem comum”, afirma.
Para o prefeito da cidade, Herlon Costa Lima, em entrevista à Fenae, essas mudanças têm resgatado a autoestima da população. "Isso foi muito importante para mostrar que somos capazes e um reconhecimento do trabalho feito em prol da criança e do adolescente", afirmou. Ainda segundo Lima, a parceria com o Movimento Solidário é fundamental. "O Movimento Solidário tem seu mérito nessa conquista. A Fenae abriu as portas para as nossas comunidades carentes, trouxe benefícios e está deixando uma semente nas nossas comunidades. Agradeço a cada doador que doou do seu dinheiro para ajudar o nosso povo de Belágua", avaliou.
O Selo contribui para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) ao garantir mais acesso ao pré-natal, mais bebês com registro de nascimento, mais crianças na escola, com bom nível de aprendizado, mais adolescentes participando ativamente das políticas públicas que impactam suas vidas.
Para a coordenadora do Movimento Solidário e Analista de responsabilidade social do Instituto Fenae Transforma, Denise Viana, o selo é a valorização de um trabalho conjunto. "É uma parceria entre prefeitura, estado e toda a comunidade que entendeu o objetivo do Movimento Solidário". Segundo Denise, uma das principais contribuições do programa foi na área de melhoria do estado nutricional das crianças e adolescentes.
Na próxima terça-feira, dia 19 de janeiro, às...
Nesta terça-feira, dia 12 de janeiro, a Caixa completa...
Um programa que conta com doações de empregadas e...
O serviço do Seguro Jurídico oferecido pela APCEF/RS...
Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700