ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

20/05/2020

Diálogos com Heróis da Caixa: mais do que palmas, direito a condições de trabalho seguras

Diálogos com Heróis da Caixa

De repente, “Novo Coronavírus” e “COVID-19” são palavras proferidas a todo momento. Diariamente, nos chegam notícias nada animadoras do alto nível de infectados, da falta de testes e crescente perdas de vidas. Com isso tudo, um novo modelo de organização social está se moldando e um novo modelo de organização do trabalho também na Caixa.

A classe trabalhadora precisa falar, ser ouvida, ser vista como principal personagem, pois é a partir do seu trabalho que tudo se realiza. Pensando neste momento e da importância da troca de  informações, a Diretoria da APCEF/RS apresenta quatro encontros semanais de diálogos, com espaço para contribuições, questionamentos e perguntas no Facebook, nas quintas-feiras, às 18h, a começar pelo dia 30 de abril, véspera do Dia do Trabalhador e da Trabalhadora. 

O 1° de Maio de 1886 é um marco histórico de uma greve em Chicago para conquistar melhores condições de trabalho. Por incrível que pareça, essa pauta continua atualíssima e é hoje uma enorme necessidade de manter acesa a chama da luta por condições de trabalho.

As pessoas trabalham porque precisam, mas sua saúde não tem preço, O desejo de ser feliz, de ver justiça social, está vivo. Um mundo justo e solidário é contra os interesses das quinhentas famílias que se apropriaram de 50% da riqueza do mundo.

Reconhecer os Heróis da Caixa por realizar um trabalho imprescindível para que milhões de irmãos e irmãs possam seguir sonhando exige que a Caixa mude sua gestão. Precisa de modo urgente criar condições de proteger a saúde de empregados e empregadas.

Queremos, portanto, dialogar sobre condições de trabalho e impacto físico e psicológico em tempos de pandemia, em tempos de tantas incertezas. Para isso, apresentamos inicialmente quatro encontros com diálogos, com duração de 40 minutos, na fanpage da APCEF/RS no Facebook, sobre temas abaixo elencados, sempre nas quintas-feiras às 18h, a partir do dia 30 de abril.

Todos os encontros terão a participação da psicóloga Maria Isabel Perez Matos, psicóloga da APCEF na área de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Psicanalista, Mestre em Psicologia e doutoranda em Psiquiatria pela UFRGS -- além de outras pessoas que podem ser convidadas. Os temas propostos nos quatro encontros dizem respeito especialmente à saúde e às condições de trabalho para empregados e empregadas da Caixa, que estão na linha de frente:

1º encontro, 30 de abril, 18h - Riscos de contágio; violência contra empregados com o modelo de  organização do trabalho e pelo público em geral; os EPIs necessários para minimizar os riscos de contágio;
2º encontro, 07 de maio, 18h - Trabalho remoto e suas implicações na saúde psíquica, ergonômica, responsabilidade, invasão do ambiente familiar;
3º encontro, 14 de maio, 18h - Saúde Mental: consequências do confinamento e da constante incerteza de ser infectado pelo novo coronavírus;
4º encontro, 21 de maio, 18h - Violência contra a mulher em tempos do novo coronavírus no ambiente do trabalho e no ambiente familiar.

Você pode enviar dúvidas, comentários e sugestões para que comentemos na atividade pelo e-mail comunicacao@apcefrs.org.br. *Vamos manter, caso seja requisitado, o sigilo da autoria da participação.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700