ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

14/02/2020

Categoria realiza dia de mobilização contrária à reestruturação da Caixa

Em uma semana em que a reestruturação da Caixa foi um dos temas mais debatidos pela categoria, a quinta-feira (13) teve importantes mobilizações no Rio Grande do Sul e em diversos locais do país, no âmbito da campanha #ACaixaÉTodaSua. O objetivo foi denunciar os possíveis prejuízos à atuação da Caixa enquanto empresa 100% pública – além dos ataques que empregadas e empregados sofrem diante do processo de reestruturação.

Cruz Alta

Em Cruz Alta, no Noroeste, a agência local abriu uma hora depois do habitual por conta de uma reunião que debateu o assunto. “Além disso, buscamos sensibilizar a comunidade dos locais por onde passamos, e também fazer o mesmo com prefeitos/as: esclarecer que é um momento de união e solidariedade. É um momento de defender o banco – o que significa também defender muitas pautas importantes para o Brasil. Precisamos contar com a apoio e a compreensão das prefeituras e câmaras de vereadores locais, já que as implicações podem ser muito duras para suas realidades”, relatou a diretora de Aposentadas, Aposentados, Previdência e Saúde da APCEF/RS, Célia Zingler, que foi à cidade para participar da atividade.

Cruz Alta

A diretora, acompanhada pela Conselheira da APCEF Susana Ritter e pelo colega Carlos Henrique Santos, que é diretor do Sindicato dos Bancários de Cruz Alta e Região, tiveram uma audiência com o prefeito Vilson Roberto Bastos dos Santos para tratar do tema. O chefe do Executivo da cidade diz que pautará, Associação dos Municípios do Alto Jacuí, a discussão a respeito das consequências da reestruturação da Caixa para as cidades da Região.

Santa Maria

Em Santa Maria, na Região Central, o Sindicato dos Bancários da cidade e a APCEF/RS percorreram todas as unidades para debater com colegas a respeito das consequências da reestruturação. Grande parte das/os empregadas/os aderiu ao uso roupas pretas, tanto nas áreas meio como em agências de atendimento ao público. O grupo defendeu que o banco público precisa da mobilização da população brasileira para defender seus direitos. “Defender a Caixa é defender o sonho da casa própria, a poupança, mais créditos a menos juros, é defender o principal agente de políticas públicas no Brasil”, argumentou o presidente da APCEF/RS Marcello Carrión.

Pelotas

Em Pelotas, no Sul, uma manifestação foi realizada em frente à agência da Rua Quinze de Novembro, em um dos pontos mais movimentados da cidade. “Em parceria com o Sindicato dos Bancários de Pelotas e Região, tivemos um ato com boa participação, inclusive de pessoas aposentadas”, conta a coordenadora da Regional Sul da APCEF, Cristina Gularte.

Embora a Justiça tenha concedido, na terça-feira, 11, uma liminar que determinou imediata suspensão do processo de implementação do novo plano, no dia seguinte, uma reunião entre a direção do banco e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) foi encerrada sem abertura ao diálogo por parte da gestão. Entidades seguem defendendo que a categoria reforce a mobilização pela reversão do processo, por seus prejuízos à atuação da Caixa enquanto empresa pública.

A proposta de reestruturação consiste na revalidação da função de empregados/as, que ficam sob o risco de descomissionamento sumário ou de transferências arbitrárias, por exemplo. De acordo com as entidades da categoria, a Caixa conduz o processo de forma intransigente, com mau funcionamento da plataforma e sem tempo hábil para escolhas.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700