ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

13/02/2020

Direção da Caixa encerra negociação sobre reestruturação do banco

Contraf/Reprodução

Foram 11 horas de reunião entre a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) e a direção da Caixa, na quarta-feira (12). O banco, entretanto, não quis negociar a suspensão do processo de reestruturação e encerrou a negociação.

A Justiça do Trabalho de Brasília havia determinado, na tarde da terça-feira (11), a imediata paralisação da reestruturação, suspendendo todos os seus efeitos e prazos divulgados pela Caixa. A decisão, em caráter liminar, foi fruto de ação impetrada pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT). Durante a quarta-feira, o portal UmasóCaixa, responsável por receber as manifestações de interesse de empregados/as que optaram pela mudança de função, foi retirado do ar pelo banco. A Caixa deve, de acordo com a liminar, reformular os prazos e divulgar novo calendário em período não inferior a 15 dias, após discussão em mesa permanente de negociação da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) com representantes da empresa. A Justiça fixou multa diária de R$ 500.000,00 em caso de relutância, resistência, embaraço ou recusa no cumprimento da decisão.

Entidades defendem, agora, que empregadas e empregados do banco devem reforçar a mobilização pela reversão do processo, por seus prejuízos à atuação da Caixa enquanto empresa pública.

Nesta quinta-feira, a categoria e suas entidades representativas estão mobilizadas em defesa do caráter popular do banco. O Dia Nacional de Luta faz parte da campanha #ACAIXAÉTODASUA e tem objetivo de denunciar ataques que empregadas/os sofrem diante da reestruturação prevista pela gestão da instituição. Acompanhe, nos meios de comunicação da APCEF/RS, como têm sido as atividades no Rio Grande do Sul.

A proposta de reestruturação consiste na revalidação da função de empregados/as, que ficam sob o risco de descomissionamento sumário ou de transferências arbitrárias, por exemplo. De acordo com as entidades da categoria, a Caixa conduz o processo de forma intransigente, com mau funcionamento da plataforma e sem tempo hábil para escolhas.

*Com informações da Contraf-CUT

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul
Gestão CORAGEM PARA CONSTRUIR O BEM COMUM 2018/2021
Avenida Coronel Marcos, 851, Ipanema, Porto Alegre / RS | CEP 91760-000
Telefone: (51) 3268-1611 | Fax: (51) 3268-2700