ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

30/11/2018

Noite Cultural: mostra de literatura, canto, dança e teatro

Noite Cultural 2018

A Noite Cultural ocorreu na quarta-feira (28), encantando o público com a qualidade das manifestações artísticas que se apresentaram. Participantes do Grupo de Teatro Caixa de Pandora, do Coral APCEF, das oficinas de escrita literária e do Núcleo de Cultura Gaúcha expuseram no evento uma mostra das atividades artísticas do ano. O Ginásio de Esportes, lindamente decorado, acolheu o público, proporcionando conforto e bem-estar. A presença de um grupo de Pelotas para mostrar o livro produzido merece destaque.

Diva, à direita.

"Este foi um ano de muito trabalho e criatividade – e muita coisa boa surgiu. Tivemos eventos importantes, como o aniversário de 25 anos do Coral APCEF, e a estreia da peça 'O Carnaval é Nosso!' pelo Caixa de Pandora, o lançamento de quatro livros, a Tertúlia Bancária, a Etapa Estadual do Talentos FENAE/APCEF e as atividades do Núcleo de Cultura Gaúcha", citou a diretora de Cultura da APCEF, Diva Maria Fernandes, manifestando a satisfação do sucesso alcançado, o que é o pensamento de toda a Diretoria. "O que temos aqui é uma mostra de tudo isso", disse ela, que agradeceu a participação do público.

Noite Cultural 2018

Três semanas após os lançamentos de livros de contos e poemas na Feira do Livro de Porto Alegre, nos dias 6 e 8 deste mês, o professor e escritor ministrante Alcy Cheuiche comandou a entrega de certificados às escritoras e aos escritores, logo no começo da Noite Cultural. "A Caixa é do Povo!", uma coletânea com narrativas de onze autoras e autores, e "Poesia&Declamação 2018", com poemas de onze oficinandos/as, foram os resultados das Oficinas de Criação Literária oferecidas pela APCEF este ano.

Noite Cultural 2018

O lançamento de quatro livros este ano demonstra o compromisso com a produção do conhecimento. Dentre as obras, vale destacar duas novidades: o livro "Inspiraturas", com poemas e narrativas produzido em Oficina de Criação Literária da Regional Sul, em Pelotas, que marcou presença com a leitura de obras; e o livro "Em Defesa do Bem Comum", uma coletânea de artigos a respeito de temas políticos, sociais e econômicos contemporâneos – resume os assuntos abordados no Líder A e na campanha Caixa do Povo e 100% Pública. Também lançado na Feira do Livro em Porto Alegre, foi apresentado pela co-diretora de Formação para o Bem Comum, Simoni Fernandes.

A exposição dos trabalhos realizados pela Confraria Astronômica Caixa de Joias no Observatório Astronômico instalado no espaço Bem Viver, em São Francisco de Paula, enriqueceram ainda mais o evento.

Noite Cultural 2018

O Coral APCEF, que comemora 25 anos este ano, é integrado por dezoito cantores e cantoras. Regido pelo maestro João Araújo, coralistas executaram quatro canções e receberam muitos aplausos: Casaco Marron, Bulherengue, Natal Branco e Cantate Domino, além do Hino Rio-Grandense.

Noite Cultural 2018

Uma das apresentações teatrais da noite foi o esquete de encerramento da oficina – já em sua sétima edição – ministrada pela diretora Sandra Loureiro. Intitulada "Então é Natal", a peça apresenta uma cena na qual estudantes de Artes Visuais produzem o vídeo "Auto de Natal" como Trabalho de Conclusão, e a chegada inesperada de uma pessoa une o grupo.

Noite Cultural 2018

O Núcleo de Cultura Gaúcha, depois da apresentação da payada "O Espanto", de autoria de Silvio Genro e declamado pelo associado Anacleto Marchi, apresentou-se com coreografias tradicionais de músicas gaúchas. Ao executar a tão conhecida dança do Pézinho, muitos presentes aceitaram o convite para dançar também. Uma integração divertida e animada pela dupla de gaiteiros De Lima e Leninha.

Noite Cultural 2018

A entrega de troféus para os três primeiros classificados da etapa estadual dos Talentos FENAE/APCEF 2018 é mais um motivo de orgulho. As categorias de fotografia, cinema, desenho e pintura, desenho infantil, crônicas e contos e poesias registrou a diversidade produzida por associados/as e crianças. Um grande evento em Natal, de 4 a 8 de dezembro, marca a etapa final com a presença dos classificados em primeiro lugar em cada estado nas diversas modalidades.

Noite Cultural 2018

O premiado Grupo de Teatro Caixa de Pandora fechou a Noite Cultural com a entrada do bloco Rosa Vermelha, que faz parte da peça "O Carnaval é Nosso!", estreada em outubro no Teatro Dante Barone, uma das salas mais importantes da Capital. A homenagem à resistência da maior festa popular brasileira, fez boa parte do público sambar e acompanhar o bloco no encerramento do evento.

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700