ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens

CLIQUE AQUI

Entre em contato 51 3268-1611

A+ A-

08/10/2018

Nova oficina literária vai contar obra e vida de José Lutzenberger

Oficina de Escrita Criativa

Fotos: Paulo Ricardo Belotto/APCEF

José Lutzenberger, o gaúcho que foi pioneiro na defesa do meio ambiente, é o personagem do romance histórico que vai contar sua trajetória. Será uma obra coletiva e orientada novamente pelo renomado escritor Alcy Cheuiche. Pesquisas, palestras e visitas a locais simbólicos, como a Fundação Gaia, em Rio Pardo, darão a base para que sua história fique devidamente registrada -- e contribua para a defesa ambiental e da vida na Terra. Serão 12 meses de atividades intensas.

A associada aposentada Neusa Tolfo vai continuar no exercício da escrita criativa, e já está iniciando a quarta experiência. "O professor é bastante comprometido e faz a gente se sentir bem. Eu estava em dúvida se faria parte da nova oficina, mas o ambiente e a condução das aulas me fez optar pela participação. Trata-se também de um assunto muito importante para o Rio Grande do Sul, tanto a vida de Lutzenberger quando seu ativismo pelo meio ambiente. Para que a gente possa atingir um patamar necessário de consciência ambiental, a arte tem um papel muito importante".

Neusa está trabalhando também no seu primeiro romance autoral, que também tematiza eventos históricos. Nascida em uma família de migrantes vindos da Alemanha e da Itália, ela pretende contar os passos de seus antepassados na obra na qual trabalha. "Escrever é um processo. Sou de uma geração na qual o trabalho e a criação de uma família, com suas responsabilidades, vinham muito cedo. Hoje, escrever é uma atividade prazerosa, que não encaro como um fardo, um compromisso difícil", diz.

Oficina de Escrita Criativa

As aulas presenciais acontecem nas quintas-feiras, em uma sala cedida pela Associação Gaúcha de Economiários Aposentados – AGEA, no centro da Capital. O presidente Sergio Atair dos Santos e o vice-presidente da entidade, Antoci Neto de Almeida, prestigiaram abertura da oficina na quinta-feira passada (4 de outubro), assim como o vice-presidente da APCEF, Paulo Ricardo Belotto.

“É a segunda oficina da APCEF cujo produto final é um romance, um trabalho que exige fôlego e maturidade intelectual. Temos certeza que oficinandas/os desta edição produzirão uma obra de altíssima qualificação: elas, com a orientação do professor Alcy, são a garantia disso. Muitas, inclusive, têm experiência de outras oficinas, o que nos indica que a adesão se dá também porque se trata de um trabalho gratificante, agradável. E o tema escolhido não poderia ser mais pertinente”, disse Belotto.

O objetivo final da oficina é ter um livro publicado em português e alemão, valorizando os dois idiomas em que se expressava Lutzenberger, e fazer referência aos 195 anos da imigração alemã no Brasil. O livro, assim como outros lançados pelas oficinas oferecidas pela APCEF, terá sessão de autógrafos internacional: após lançamento na Feira do Livro de Porto Alegre, pretende-se lançá-lo também na feira literária de Berlim, na segunda quinzena de novembro de 2019.

Oficina de Escrita Criativa

Últimas Notícias


Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do Rio Grande do Sul Gestão. NOSSA LUTA É POR SUAS CONQUISTAS 2015/2018 Avenida Coronel Marcos, 851 Ipanema Porto Alegre / RS CEP 91760-000 Telefone: (51) 3268-1611 Fax: (51) 3268-2700