ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

25/01/2018

Confira a edição especial do Jornal João de Barro

João de Barro - Janeiro de 2018

Já começou a distribuição aos associados e às associadas da edição de janeiro do Jornal João de Barro, uma publicação especial que faz uma retrospectiva do ano de 2017 na APCEF/RS. Confira, abaixo, o editorial e acesse aqui a versão online.

O ano de 2017 foi assombroso para os(as) brasileiros(as). Do ponto de vista político, há muito tempo não se via, tão descaradamente, um ataque tão pesado aos(às) trabalhadores(as), com um desmonte de direitos em dimensões colossais, um retrocesso ao início do século passado.

O golpe atingiu o Brasil também do ponto de vista econômico. Com as mais escusas justificativas, o Governo Temer deu início a um processo de sucateamento de bens, serviços e empresas públicas - incluindo a Caixa, a Petrobrás, as águas, os solos, a saúde, a educação -, prestigiando o capital estrangeiro em detrimento da nossa soberania.

Mas a APCEF/RS não aceitou - e nem aceitará - esse assalto calada e foi, mais uma vez, à luta. Seja através da campanha “Caixa do Povo e 100% Pública” - que percorreu o Estado, conscientizando a população da importância socioeconômica do banco -, seja através das suas iniciativas judiciais ou extrajudiciais no âmbito das relações de trabalho -, ou mesmo difundindo conhecimento em seus meios de comunicação, a Associação prestou um primoroso serviço de resistência ao golpe.

Muitas batalhas foram vencidas. Como, por exemplo, a retirada do item que transformaria o banco em Sociedade Anônima (S/A) do estatuto da Caixa, por parte de seu Conselho de Administração (CA). Em contraposição, o CA aprovou uma mudança perversa contra os(as) usuários(as) do Saúde Caixa, passando o custeio do plano limitado a 6,5% sobre a folha de pagamento, o que irá mudar o parâmetro do custeio conquistado de 70% para a Caixa - mais parte operacional e administrativa -, a 30% para os(as) usuários(as), como é hoje. Ou seja, diante de uma clara agenda neoliberal, nada está garantido. Muitas lutas serão travadas em 2018.

Mas nem tudo foi tormenta. O lado bom de cada obstáculo é a certeza de que saímos dele fortalecidos(as). Foi o que aconteceu com a APCEF/RS em 2017. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos crescer muito. Basta percorrer as páginas deste João de Barro para relembrar.

A começar pela realização de mais um sonho coletivo dos(as) associados(as). Juntos(as), inauguramos o Espaço Bem Viver São Francisco de Paula - novo nome da Colônia de Férias de São Chico. Uma grande valorização de nosso patrimônio! Isso sem contar com as melhorias realizadas em outras sedes do Estado.

Nesta edição especial de retrospectiva, você poderá recordar quantos belos eventos sociais, culturais, esportivos e formativos nós colecionamos ao longo de 2017: Festa de Páscoa, Festa do Saci, Baile Queijos & Vinhos, Festa da Primavera, Festa de Abertura das Piscinas, Costelão, Almoço Campeiro, oficinas culturais; lançamento do livro Gaia: a Mãe Terra; Talentos Fenae/APCEF, Tertúlia Bancária, Noite Cultural, Jogos de Integração, Jogos Regionais do Sul, Corrida do Pessoal da Caixa, Botequim do Esporte, Cursos de Capacitação de Lideranças, reuniões de aposentados(as) e pensionistas, entre outros.

Quantas lutas e conquistas tivemos em 2017, não é mesmo? Mas a maior delas é a certeza de ter você ao nosso lado em 2018!

Tags:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


09/05/2018

Edital de Convocação de Assembleia Geral Ordinária da APCEF/RS

A Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do...

17/05/2018

Em final de semana que será o mais frio do ano, colônia de São Chico tem cabanas disponíveis

São Francisco de Paula amanheceu, nesta quinta-feira (17), com...

14/05/2018

Conheça a classificação para o Espaço Bem Viver - São Francisco de Paula no mês de junho

 Espaço Bem Viver - São Francisco de Paula Classificação...

10/05/2018

Edital de Proclamação de Resultado Eleitoral da APCEF/RS

Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do...

10/05/2018

Campanha e Dia de Luta em defesa do Saúde Caixa

Entidades representativas de empregados/as da Caixa lançaram, na...