ASSOCIE-SE

Associe-se e desfrute de muitas vantagens CLIQUE AQUI
Entre em contato 51 3268-1611

NOTÍCIAS

07/12/2017

Arte, união e festa na Noite Cultural de 2017

Noite Cultural 2017

A Noite Cultural – o tradicional evento da APCEF/RS que, ao final de cada ano, resume as atividades artísticas do período – ocorreu na quinta-feira passada (30). Participantes do grupo de teatro, do coral, oficina literária, da oficina de dança moderna do grupo do Núcleo de Cultura Gaúcha se apresentaram no evento que lotou o ginásio da sede da Associação, em Porto Alegre.

“A cultura é dinâmica, mas também leva com ela, através do tempo, a identidade de cada segmento da sociedade. É na cultura que o indivíduo pertence: a um lugar, a alguma fé, a algum grupo, seja familiar, amigos ou ao povo”, resumiu diretor de apoio à cultura e orador Nilo Sérgio Motta, na abertura da Noite. A formatura da oficina de criação literária “Gaia – a Mãe Terra” foi a primeira parte do evento.

Maria Julia, Alcy e Célia

Três semanas após o lançamento do livro de contos na Feira do Livro de Porto Alegre, em 14 de novembro, o professor Alcy Cheuiche – que é escritor e membro da Academia Rio-Grandense de Letras – comandou a entrega de certificados às escritoras. O tema da oficina deste ano – preservação do planeta Terra – foi abordado nos 81 textos da edição do livro “Gaia – a Mãe Terra”. “Nós vamos encontrar muito [do tema] dentro deste livro. Quero agradecer a minhas alunas e a meu aluno, que acreditaram no tema proposto e trabalharam duro. Sentar e pedir à lua cheia que nos inspire: não é assim que se faz. A arte tem, como já disseram, muito de inspiração mas outro tanto de transpiração – que é o trabalho, a pesquisa, a busca pelas informações corretas”, disse o escritor.

Entrega de certificados

Para Naiara Machado da Silva, uma das formandas, as aulas foram uma “experiência fascinante e transformadora”. “Concluímos hoje um importante ciclo de nossas vidas. Apesar da saudade, sabemos que o pulsar de novos ciclos traduz uma profunda conexão com a natureza”, disse. Ela afirma que a jornada literária fez a turma compreender que o “rompimento dessa conexão” nos “desumaniza”. Quatro participantes da oficina leram seus contos ao longo da programação da Noite Cultural, após a entrega dos certificados.

Coral da APCEF/RS

O Coral da APCEF foi a apresentação seguinte. Com 24 anos de atividade, o coro tem hoje 18 cantores e cantoras – entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. Regido pelo maestro João Araújo, coralistas executaram quatro canções: “California Dreaming”, “Conversa de botequim”, “Natal Branco”, “Natal” e o Hino Rio-Grandense.

Uma das apresentações teatrais foi o esquete de encerramento da oficina – já em sua sexta edição – ministrada pela diretora Sandra Loureiro. Intitulada “Pequenos Delitos, Grandes Infrações”, a peça apresenta três situações cotidianas – infrações de trânsito, em uma prova escolar e contra o meio ambiente – que, sob influência do bem ou do mal, tomam proporções inesperadas.

Primeira esquete

A oficina de Dança Livre “Vivências na Dança” recebeu seus certificados logo em seguida. Alunos e alunas, sob orientação da professora Janine de Santi Marques, trabalharam ritmos como bolero, samba, soltinho e tango ao longo das aulas do ano. O Núcleo de Cultura Gaúcha, depois da apresentação do poema “Hora da sesta”, de autoria do payador Jayme Caetano Braun e declamado pelo associado Anacleto Marchi, apresentou-se com coreografias tradicionais do folclore gaúcho.

Dança tradicional gaúcha

A premiação da etapa estadual dos Talentos FENAE 2017 foi o momento posterior. As categorias de fotografia; cinema; desenho e pintura; desenho infantil; crônicas e contos; e poesias, tiveram autoras/es premiadas/os.

Caixa de Pandora

Em atividade desde 1980, o Grupo de Teatro Caixa de Pandora apresentou seu esquete em seguida. Premiado em diversos festivais, também sob direção da diretora Sandra Loureiro, o grupo apresentou uma introdução à nova peça “O carnaval é nosso”. Ambientada em um típico botequim – o Bar Rosa Vermelha –, a esquete representa o cancelamento das festividades carnavalescas por parte do “Prefeito Justino”, que alega falta de recursos. O bar, embora tenha contas atrasadas, organizava-se para receber um bloco popular quando recebe a notícia.

Para a diretora de cultura da APCEF/RS, Maria Julia Santos, o evento resumiu uma parte das “muitas atividades” realizadas em 2017.

O encerramento da Noite Cultural se deu com o sorteio de cinco exemplares do livro “Gaia – a Mãe Terra”. Para a diretora de cultura da APCEF/RS, Maria Julia Santos, o evento resumiu uma parte das “muitas atividades” realizadas em 2017. “Cada um dos grupos – como teatro, coral, dança – participa de competições, encontros, além dos encontros semanais. O que fazemos, hoje, é pegar um pouquinho do que cada grupo faz para apresentar aos/às associadas/os, para que dessa forma possam visualizar o trabalho que é feito. A APCEF tem esse comprometimento muito forte com a cultura, o que se concretiza nessas apresentações de final de ano. Hoje, a noite foi muito agradável e mostramos nossos talentos, e já estamos pensando nas atividades de 2017”. As oficinas em tese serão as mesmas, adianta Maria Julia – as propostas, porém, serão diferenciadas. Reuniões com cada grupo, para avaliação, começam a partir de agora, a decidir a temática das oficinas para o ano que vem.

Tags:

  • #Coral, #Teatro, #Oficinas, #Noite Cultural, #Núcleo de Cultura, #Talentos FENAE/APCEF, #Cultural

ÚLTIMAS NOTÍCIAS


13/12/2017

APCEF /RS participa de lançamento de Manifesto em Defesa da Soberania e do Patrimônio Nacional

O presidente da APCEF/RS, Marcello Carrión, representou a entidade...

13/12/2017

Confira a classificação para as colônias de Tramandaí, São Chico e Cassino em janeiro de 2018!

Tramandaí Classificação 26/01/2018 a 01/02/2018 Classificação...

12/12/2017

Aproveite a Colônia da APCEF em Tramandaí durante a 3ª etapa do Campeonato de Surf ASTRI

Temos vagas na colônia de férias da APCEF/RS em Tramandaí...

11/12/2017

Apartamentos na SEDE A em Porto Alegre fechados para reforma elétrica

A Sede A da APCEF/RS – onde ficam as piscinas, o ginásio...

11/12/2017

Em reunião, Conselho Deliberativo da APCEF/RS aprova moção em apoio à greve de fome contra Reforma da Previdência

Em protesto contra a Reforma da Previdência – cuja votação...